fbpx

7 Dicas para você começar a praticar o Tantra

Temas relacionados ao Tantra tem despertado cada vez mais o interesse das pessoas, alguns curiosos, outros céticos do que ele “promete” e muitos entusiastas sonhando em ter uma experiência tântrica, saber fazer um sexo tântrico, ter múltiplos orgasmos, um relacionamento fogoso, transar por horas incansavelmente e por aí vai. Mas será que é só isso? Afinal, o que é tantra? Por onde começar?

O Tantra não é uma religião, é uma filosofia hindu muito antiga, caracterizada por ser matriarcal, comportamental, desrepressora, naturalista e sensorial. Há milhares de anos, nas sociedades primitivas que não eram centradas na guerra, a mulher era fortemente exaltada e até mesmo endeusada, na medida em que dava vida a outros seres humanos. Daí a qualidade matriarcal dessas sociedades.

O Tantra considera como principal meio para o conhecimento e transcendência, o corpo. A consciência e o orgasmo pleno só podem ser alcançados por meio do conhecimento do próprio corpo e do despertar da energia sexual, que é vital e sagrada. Embora o Tantra seja confundido com sexo ou massagem tântrica, ambos são apenas “ferramentas” que contribuem para a conexão do corpo e a expansão da energia orgástica.

Para nós, do Mundo Tantra, definimos o Tantra em duas palavras que regem todo nosso trabalho e vida: AMOR e CONSCIÊNCIA.

“Tantra não é sexo! Visto por fora, pode parecer. Vivido por dentro: transforma. Tantra é aceitação! Tantra é fluidez! Tantra é expansão…Tantra é consciência. Tantra é meditação. Tantra é divino. Tantra é o caminho do fio da navalha. Tantra não é uma técnica. Tantra é entrega. Tantra é dissolução do ego. Tantra é envolvimento total. Tantra é o encontro de seres. Tantra abre o coração. Tantra é renovação. Tantra é revolução. Palavras não definem tantra. Tantra é! ” Osho

Você não precisa ter um parceiro ou parceira para começar a praticar o Tantra em sua vida. Aliás, antes de começar a praticar a dois, é essencial cada um desenvolver seu próprio caminho de autoconhecimento. A seguir darei 7 dicas para você iniciar seu mundo no tantra:

DICA 1: Você pode começar buscando leituras sobre o Tema, um dos livros que indicamos sempre é: Consciência – A Chave para Viver em Equilíbrio, de Osho; O Múltiplo Orgasmo do Homem, O Múltiplo Orgasmo da Mulher e Reflexologia Sexual de Mantak Chia, entre outros.

DICA 2: Mas de nada adiantará você ler uma biblioteca inteira sobre Tantra, se você não vivenciar e inserir as práticas no seu dia a dia. Tantra é sensorial e naturalista, ou seja, sentir o corpo! E uma das formas de sentir, é a meditação, trazer o estado de presença, o aqui e agora, através de técnicas de respiração consciente. No Tantra há diversas meditações conhecidas como meditações ativas, orgásticas ou vibracionais que associam a respiração, movimento e som, onde você pode ter experiências orgásticas e transcendentais, respirando ou dançando, por exemplo.

DICA 3: Traga consciência para suas crenças, tabus, traumas com relação a sua sexualidade e seu corpo. A forma como você se relaciona consigo mesmo, seu corpo e com o mundo, é construído na infância através da forma como você foi educado, o meio e as pessoas que conviveu. Conhecer sua própria história, trazer amor e consciência para o que se passou, faz parte desse processo de autoconhecimento.

  • O que é sexo para você?
  • Você conversava ou conversa sobre sexo com a sua família? Em casa ou na escola? Com seus pais, cônjuges ou filhos?
  • Onde, quando e como você aprendeu a se tocar e fazer sexo?
  • Quais os seus sentimentos com relação ao sexo e a masturbação?

DICA 4: Outra forma de vivenciar o Tantra é através do auto toque consciente, que é muito diferente de uma masturbação. No auto toque tocamos, sentimos e exploramos o nosso corpo por inteiro, despertando os nossos cinco sentidos, respirando, expandindo nossa capacidade de sentir prazer, livres de culpas, repressões, julgamentos.

DICA 5: Faça sessões de terapia tântrica com um Terapeuta de confiança. O terapeuta poderá te auxiliar muito nesse processo de conexão e expansão, através das meditações, técnicas de respiração, exercícios específicos e massagem tântrica. Mas todo cuidado é pouco! Busque sempre por indicações do profissional, procure saber quais suas formações, como são os atendimentos e a forma de trabalho. Pesquise suas redes sociais, site, etc. Se o profissional se divulga com fotos eróticas, sensuais, só com roupas de baixo… fique atento quanto a seriedade do trabalho. Nada contra quem trabalha dessa forma, mas que fique claro que existem diferenças entre uma experiência “tântrica” e uma terapia tântrica. Essa confusão toda é devido a deturpação que se dá em torno da palavra Tantra. Muitas pessoas utilizam o termo “tantra” ou “tântrico” para designar uma experiência diferente, mais sensual e erótica. Em uma sessão de terapia tântrica, embora possa acontecer uma massagem tântrica nos genitais, por exemplo, é um processo totalmente centrado em quem está recebendo, sem nenhum cunho de erotismo, envolvimento, fantasias ou intimidade sexual.

DICA 6: Se tiver a oportunidade, participe de cursos ou retiros de tantra. Existem cursos presenciais e online de meditações e massagem tântrica para solteiros e casais. É uma experiência incrível para ressignificar o toque do corpo e o orgasmo, bem como aprender a usar a respiração a seu favor para mobilizar e expandir sua energia sexual.

DICA 7: se você tiver um parceiro ou parceira, aprendam o sexo tântrico. O casal que se permite a esse aprendizado adquire um novo olhar sobre a sexualidade, sexo, amor e espiritualidade.

Lembrando, esse caminho de autoconhecimento não é linear, com começo, meio e fim. O Tantra é o caminho do equilíbrio, transformação, auto amor, cura e prazer. Um caminho intenso e sem volta.

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’. Albert Einstein

Curtiu nosso conteúdo? Compartilhe nas suas Redes Sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Seguir comentários
Ser notificado de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Débora
Débora
10 meses atrás

Que lindo, Bia!
Só gratidão pelo trabalho de vocês que tanto inspira a aprofundar nos caminhos da consciência e da realização!
Namastê ❤🙏

Ebook + Planner Gratuitos!

Preencha seus dados e receba o ebook direto no seu email.