fbpx

O que é Vaginismo

O vaginismo é uma disfunção sexual que acomete muitas mulheres por causar dores durante a penetração vaginal, seja com o pênis, dedo, absorvente ou qualquer outro objeto. Quando ocorre qualquer tentativa de penetração, todos os músculos do assoalho pélvico se contraem involuntariamente, causando muitas dores, desconfortos físicos e emocionais à mulher.

O vaginismo não impede que a mulher fique excitada, no entanto o medo e a ansiedade do ciclo da dor, faz com que a mulher evite o sexo ou a penetração vaginal. Algumas evitam até os exames ginecológicos ou quando o fazem, chegam a passar mal.

Existem vários fatores que podem causar essa disfunção, desde físicos, emocionais e psicológicos. Medo, ansiedade e culpa de sentir prazer ou ter relações sexuais, relacionamentos tóxicos e abusivos, eventos traumáticos como abusos sexuais ou violência, repressão sexual na infância e adolescência, infecção urinária, parto, cirurgia pélvica ou íntima, falta de lubrificação vaginal, problemas de saúde ou algum tipo de medicamento.

Existem vários tipos de vaginismo, a dor pode variar de leve a severa. Independente do grau de dor, se você passa por isso, por AMOR a você, busque ajuda e orientação médica, psicológica e terapêutica. Existem vários tratamentos. Não é normal e muito menos saudável sentir qualquer tipo de dor.

Curtiu nosso conteúdo? Compartilhe nas suas Redes Sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Seguir comentários
Ser notificado de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ebook + Planner Gratuitos!

Preencha seus dados e receba o ebook direto no seu email.